Um desa(fio) em que, ora fino ora grosso, (fio) em agulha se enfia, agulha sempre procria.
[Regina Guimarães]
terça-feira, 8 de junho de 2010
Vídeo renda sol
Excerto do vídeo "Montemor Dream", de Francesco Milizia, Roma-Itália, realizado no âmbito do programa de residências do Quarteirão das Artes (Maio 2010) promovido pela Cooperativa Teatro dos Castelos.
Apropriamo-nos de um poema visual de Regina Guimarães para dar o nome a esta acção, que reflecte sobre as práticas de produção e transformação de têxteis, em contexto doméstico, para a manufactura de peças de roupa e do lar.
Sabendo que trabalhar com têxteis veicula normalmente implicações de género - nas relações com o trabalho feminino – ou de relevância económica – quer no contexto global quer na economia doméstica, pretende-se com este blogue reflectir sobre estas Formas de Fazer, dando a conhecer a inter-relação entre elas e as técnicas e os utensílios utilizados, as lendas, os mitos e os ditos associados, assim como os desenhos elaborados que passam tantas vezes despercebidos a quem as executa.
Com este blogue, pretendemos ainda divulgar todas e quaisquer criações artísticas e artesanais, realizadas com têxteis ou materiais afins.
Sem comentários:
Enviar um comentário